terça-feira, 30 de setembro de 2008

Não era nada comigo...



Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.


Maiakovski
Poeta russo, após a revolução de Lenin… escreveu, ainda no início do século XX.


Primeiro levaram os negros mas não me importei com isso, eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários mas não me importei com isso, eu também não era operário. Depois prenderam os miserávei mas não me importei com isso porque eu não sou miserável.

Depois agarraram uns desempregados mas como tenho emprego também não me importei...

Agora levam-me a mim mas já é tarde.Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht (1898-1956)


Um dia vieram e levaram o meu vizinho que era judeu.Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte, vieram e levaram o meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei .


No terceiro dia vieram e levaram o meu vizinho católico.Como não sou católico, não me incomodei.


No quarto dia, vieram e levaram-me. Já não havia mais ninguém para reclamar...


Martin Niemöller, 1933 - símbolo da resistência aos nazistas.


Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima, depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles; fecharam ruas, onde não moro; fecharam então o portão da favela, que não habito.


Em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era meu filho...

Cláudio Humberto, em 09 FEV 2007


Em Portugal, o Governo atacou os farmacêuticos, eu não disse nada porque não sou farmacêutico. A seguir atacaram os magistrados, também nada disse porque não sou magistrado.


Depois foram os enfermeiros. Também nada disso é comigo. A seguir congelaram as carreiras dos funcionários públicos, quero lá saber eu nem sou manga de alpaca.


Maltrataram os polícias, os militares, os professores... os padres também não escaparam. Aumentaram os impostos, aumentaram a idade da reforma, a insegurança nas ruas, nas escolas e até nas nossas casas.


Ah mas criaram “as novas oportunidades” e “o divórcio”.


Hoje batem-me à porta com a Lei da mobilidade e atiram-me para o desemprego. Já gritei e ninguém me ouve, até parece que a coisa só me afecta a mim.


Um Português em 2008


Incrível é que, após mais de cem anos, ainda nos encontremos tão desamparados, inertes, e submetidos aos caprichos da ruína moral do poder dos governantes que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio : porque a palavra, há muito que se tornou inútil…



10 comentários:

Paulo Colaço disse...

Ana Rita, vou dedicar-te um poema que a Guida me dedicou h
a uns tempos:

«
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen
»

Paulo Colaço disse...

E mais: ainda que não fosses mais nada, és forte e quem te tem por perto bebe dessa força e forte fica também.

Kokas disse...

O perigo da indiferença!
Já disse mas ninguém acredita: só lá vai com mais uma revolução! Desta feita, a verdadeira revolução Liberal. Sim, a que entrega a cada indivíduo o destino da sua própria vida e rouba a tutela ao Estado.

Astor disse...

O problema não é o Estado, mas quem o dirige!

Mas compete ao cidadão avaliar o seu trabalho e agir em conformidade, ou seja, correr com eles.

Mas substituir o Estado é uma utopia... e já todos vimos que isso não é possível.

kokas: Rev. Liberal? a verdadeira? Porquê? Já tivemos alguma? :P Não, essa não conta...

dalmata disse...

Não sei se passei bem a mensagem, revoluções à parte, esta questão da indiferença está ligada ao individualismo, eu, eu e só eu.

Alguém, não me lembro quem, defendia que as atrocidades têm tedência a ocorrer mais agora.

Porque, em nome das liberdades individuais, ninguém questiona o vizinho do lado, mesmo sabendo que o mesmo comete um crime contra a família ou outro.

Não é nada comigo, está dentro da liberdade individual dele...

Começo a achar que esta teoria faz sentido...

Se é preciso uma revolução? Não sei, e que tal uma revolução pessoal? Quantas vezes já dissemos, porque é te preocupas, não é nada contigo...

xana disse...

Vivemos tão obcecados com a nossa vidinha, não é?

Se não encontramos "tempo" para quem gostamos, porque haveriamos de encontrá-lo para o vizinho, para o desempregado?

A condição humana é que está muito em baixo. E os nossos governantes são resultado disso mesmo. Essa forma mesquinha e egoísta de viver, de mandar... e voltamos a Darwin e a sua selecção natural não é?

Os fracos perdem sempre, e pior ainda, perdem esquecidos por nós. E depois, o tempo não volta para trás.

Bruno disse...

Gosto muito de ti! Vou ver o Benfica! Depois falamos melhor ;)

Bjs

HC disse...

Remeto-te para um brilhante texto que publiquei no meu blog a 14 de Maio de 2008. Um brilhante texto que o Eduardo Prado Coelho escreveu antes de morrer. Talvez esteja aí a resposta a muitas das situações.
bj

Bruno disse...

Ai, esse costume tão português de termos dificuldade em ver para além do nosso umbigo...

O que vale, Amiga, é que tu não és assim! É por isso que gosto de ti! É por isso que és um Raio de Sol que brilha intensamente!

Não deixes que nuvenzecas como estas de que falas te afectem. Serás daquelas pessoas que sempre ensina pelo exemplo.

Acho que a palavra não se tornou inútil e é também por isso que aqui trocamos algumas de quando em vez...

Dêm-nos uma alavanca - e tempo - que nós viramos o Mundo :P

pinky disse...

grandes citações! Grande post! estou tentada a "furtar-te" as citações, posso?
bjsssssss