sábado, 11 de abril de 2009

Semana Santa Mas Pouco...


Esta é a imagem que domina Sevilha durante esta semana. Dezenas de confrarias vestem-se com remeniscências da santa inquisição (mais parecidos com o KKK) e desfilam durante todo o dia e toda a noite em frente à Catedral.

Até aqui tudo normal, um espectáculo muito bonito, sobretudo à noite.

A organização, religiosa, monta o espectáculo. Centenas de cadeiras instaladas estratégicamente para que os fiéis possam apreciar as procissões com os andores.

Aqui começa o meu desagrado. Para que os fiéis possam apreciar têm de comprar lugares sentados.

Também aceitava de bom grado que os fiéis pobrezinhos apreciassem de pé mas nem isso, é que a santa inquisição, ai perdão, a santa igreja instala tapumes à volta dos corredores das cadeiras e corta as ruas aos peões. Tudo em nome da semana santa, claro!

Resultado ou pagam ou não rezam à passagem das procissões pela catedral porque não conseguem ver nada. Acho que é um gesto muito feio da Igreja, sobretudo na data em que se celebra a morte e ressurreição de Jesus pela Humanidade. Belo exemplo de fé.

É por estas e por outras que me aborrece esta instituição cada vez mais financeira chamada igreja. Sou católica, acredito em Deus, falo com ele, tento praticar os seus ensinamentos e a sua fé mas estou descrente da Igreja.

Assim que vi os fiéis do KKK não tive grande entusiasmo e afinal....Tinha razão!

Abençoados os fiéis pobrezinhos que mesmo sem ver e sem se sentarem continuam crentes. Uma santa Páscoa!

2 comentários:

pinky disse...

é por essas e por outras que a igreja católica está em queda livre, que gesto tão feio esse!
enfim.... apesar de tudo uma boa páscoa para ti.

A Casa do Religioso disse...

gesto feio são daqueles que naum entendem que se a Igreja naum cobra naum tem dinheiro para fazer as procissões que geram gastos...e a Igreja naum em em queda livre, é o mundo que está...